Dicas

Clique nos botões abaixo e

veja nossas principais dicas

Passo a passo para engravidar

Todo casal que está tentando engravidar deve ajustar três pilares importantíssimos de saúde: Nutrição, Atividade Física e Manejo do Estresse. 

São mandamentos de todo casal tentante: 


1- Garantir que seu corpo esteja nutrido com alimentos de alta qualidade, como frutas, verduras, peixes, ovos e gorduras do bem (como azeite de oliva e de abacate, por exemplo). A ingestão de alimentos processados ou ultraprocessados, bebidas açucaradas, bebidas alcoólicas e farinhas refinadas, precisa ser exceção. 


2- Garantir o mínimo de prática física estabelecido pela Organização Mundial de Saúde como ideal para um bom estilo de vida: pelo menos 150 minutos de atividade de leve a moderada intensidade, divididos em pelo menos três dias da semana. 


3- Garantir sono de boa qualidade, evitando dormir após as 23 horas e estipulando acordar no máximo até às 8h, para um bom funcionamento do ciclo circadiano. 


4- Garantir rotina de auto cuidado mental e espiritual, que inclui práticas religiosas, meditativas, práticas de autoconhecimento e lazer. 


Quando devo procurar um especialista em Reprodução Humana? 


Um casal que mantenha uma frequência sexual de pelo menos três vezes na semana, sem uso de nenhum método contraceptivo, terá 85% de chance de engravidar ao longo de 18 meses. 

Após esse período, se a gestação não ocorrer, recomenda-se que seja feita uma avaliação aprofundada da saúde reprodutiva de ambos os parceiros e nesse caso, um médico especialista em Reprodução Humana é o profissional indicado para estabelecer um tratamento apropriado ao casal. 

Em alguns casos, como em pacientes com 35 anos ou mais ou em pacientes que já apresentam um fator conhecido de infertilidade, esse prazo de tentativas não precisa ser esperado. 


Buscar um especialista em Reprodução Humana não significa necessariamente que o casal precisará fazer um tratamento. Muitas vezes, apenas um aconselhamento, um ajuste no estilo de vida e uma suplementação adequada de vitaminas e sais minerais serão suficientes. 


Entretanto, caso haja necessidade de alguma intervenção mais específica, é muito importante que o casal mantenha uma relação de confiança com a equipe que o atenderá e se sinta acolhido em toda a sua jornada até o nascimento do bebê. 


O passo a passo dos tratamentos em Reprodução Humana Assistida


Para os casais que passarão pelos tratamentos oferecidos pela Reprodução Humana Assistida, há um cuidado especial no pós-consulta, a fim de garantir que ambos os parceiros recebam a atenção necessária para cumprir com êxito todas as etapas envolvidas nesse processo. 

Desde o mais simples tratamento, que é o Coito Programado, até o mais complexo, que é a Fertilização In Vitro, há necessidade de rigor no cumprimento das prescrições, por isso o apoio da equipe multidisciplinar é fundamental. 


Decidido o tipo de tratamento mais adequado ao caso, o casal deverá passar pelas seguintes etapas: 


1- Passará por atendimento com a equipe de enfermagem a fim de aprender a armazenar e a usar as medicações que serão usadas para estimular a ovulação;


Nessa consulta, receberá informações importantes sobre aspectos específicos dos tratamentos, tais como taxa de sucesso, taxas de gestação múltipla, risco de cancelamentos, criopreservação de embriões, etc;


2- Também receberá um termo de consentimento informado, em que constam todas as informações referentes ao tratamento, para que ele ocorra da forma mais transparente possível;


3- Fará exames na Clínica Engravide para controle da estimulação ovariana, tais como coletas de sangue e ultrassonografias seriadas;


4- Receberá, conforme seja necessário, assistência na fase pós-ovulatória (fase lútea), com coletas de sangue e/ou exames ultrassonográficos para ajustes de doses das medicações que são destinadas a manter os níveis adequados de estrogênio e progesterona, para garantir as condições hormonais ideais de implantação embrionária;


5- Coletará, preferencialmente na Clínica Engravide, os exames de Bhcg quantitativo e fará os exames de ultrassom para acompanhar o desenvolvimento embrionário, até a oitava semana, em caso de gestação positiva.


6- Receberá relatório completo sobre o tratamento, características embrionárias e orientações de seguimento pré-natal.



Saiba o que levar na sua primeira consulta.

Para otimizar sua primeira consulta e nortear a conduta médica, evitando a solicitação de exames desnecessários, sugerimos que o casal prepare uma pasta com todos os exames realizados anteriormente, organizada por data decrescente. 


Exames de imagem sempre são úteis para comparação evolutiva, num prazo de até 3 anos. Exames laboratoriais tem validade mais curta, variando de 6 meses até dois anos, sendo, portanto, desnecessário apresentar laudos com data anterior a esse prazo.  Relatórios cirúrgicos e relatório de tratamentos prévios sempre acrescentarão qualidade ao raciocínio médico para traçar estratégias mais embasadas. 


Segue lista de exames que o casal poderá apresentar e que nos será de grande utilidade, lembrando que não há nenhum inconveniente se estes exames não tiverem sido feitos:


Perfil hormonal: LH, FSH, TSH, T4L, PROLACTINA, TESTOSTERONA, HORMÔNIO ANTI-MULLERIANO, etc.;


Perfil bioquímico: NA, K, URÉIA, CREATININA, TGO, TGP, BILIRRUBINAS TOTAIS E FRAÇÕES, TIPAGEM SANGUÍNEA;


Perfil lipídico: COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES, TRIGLICÉRIDES;


Perfil glicêmico: GLICEMIA DE JEJUM, HB GLICADA, INSULINA;


Perfil sorológico: HIV, VDRL, HEP. B, HEP. C, RUBÉOLA, TOXO, CMV, ZIKA, COVID-19;


Rotina vaginal: COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA (PAPANICOLAOU), COLPOSCOPIA, VULVOSCOPIA, CULTURAS DE SECREÇÃO VAGINAL;


Exames de imagem: MAMOGRAFIA, USG DE MAMAS, USG TRANSVAGINAL, HISTEROSCOPIA, HISTEROSSALPINGOGRAFIA, HISTEROSSONOGRAFIA.


Rotina masculina: ESPERMOGRAMA, FRAGMENTAÇÃO DE DNA ESPERMÁTICO, CULTURA SEMINAL, URINA 1 E UROCULTURA, PERFIL HORMONAL, SOROLOGIAS, USG TESTICULAR COM DOPPLER COLORIDO, CARIÓTIPO, MICRODELEÇÃO DO CROMOSSOMO Y.


Quanto tempo demora um tratamento?

Quais serão os passos que deveremos seguir até iniciar o tratamento para engravidar?


1. Fase investigativa:

Na consulta inicial, o casal será questionado amplamente sobre vários aspectos de todo o seu histórico de saúde. Venham preparados para uma longa consulta. Havendo exames relativos à sua queixa, solicitamos que os apresentem para direcionar nossa investigação e evitar solicitações desnecessárias. De acordo com cada caso, novos exames serão solicitados; alguns poderão ser feitos na própria Clínica, garantindo a qualidade de seus resultados, os quais precisam ser muito criteriosos. Atentem-se para o fato de que alguns exames deverão ser realizados em dias específicos do ciclo menstrual. 


A fase investigativa leva o tempo necessário para que o especialista entenda qual o problema que afeta o casal e elabore uma estratégia adequada de abordagem. Um conjunto de vitaminas e sais minerais especialmente estudado para melhorar a fertilidade será prescrito. O casal será encaminhado para orientação nutricional, para corrigir erros de dieta e aprender a usar os alimentos para otimizar a fertilidade. 


2. Diagnóstico e Planejamento de conduta:

Na segunda etapa, estabelece-se o diagnóstico e traça-se um plano terapêutico. Alguns exames podem ser solicitados para complementar os já feitos. De acordo com os achados, nesta fase, o casal já sai com um planejamento terapêutico, que poderá ser o tratamento para engravidar ou procedimentos necessários para preparar o casal para a gestação, como intervenções cirúrgicas, por exemplo.


3. Fase de tratamento:

Estando o casal pronto para o plano terapêutico estabelecido, essa etapa poderá ser iniciada tão logo a paciente menstrue. Um protocolo específico de tratamento será aplicado, e as medicações relativas a ele serão ministradas logo no início do ciclo ou em seu terço final. 


Como serão usados alguns medicamentos injetáveis que necessitam de alguns cuidados especiais, o casal passa por uma consulta com a equipe de enfermagem, quando aprenderá, em detalhes, de que forma manuseá-los, para que o resultado seja perfeito.


Em geral, o tratamento para engravidar leva o tempo de um ciclo menstrual, entre estimular o ovário e realizar o teste para detecção da gravidez. Neste período, a paciente deverá comparecer à Clínica em alguns dias específicos e predeterminados para realizar exames. As doses dos medicamentos poderão sofrer ajustes em função da resposta de cada organismo, sendo por isso tão importante esse controle amiúde de exames realizado pela nossa equipe. 


4. Seguimento de gestação inicial:

Obtida a gestação, seguiremos o desenvolvimento embrionário até término de sua fase crítica, em torno de 12 semanas. Nesse período, orientaremos todos os cuidados específicos e o ajuste de todas as medicações, para garantir que a gestação siga um curso normal e tranquilo. 


Em seguida a paciente será direcionada ao médico obstetra de sua confiança, com um relatório sobre o tratamento realizado e com orientações sobre cuidados específicos a serem observados. Oferecemos ao médico pré-natalista suporte constante durante sua gestação.


5. Se o tratamento falhar...

Uma consulta será agendada para que reavaliação de todas as etapas do tratamento e para que se estabeleçam reparos relativos à resposta do casal ao protocolo utilizado. Em seguida, um novo planejamento é estabelecido e prossegue-se nova tentativa otimizada pelo refino diagnóstico da experiência anterior.


Está preparada para sua gestação?

Como um solo bem adubado produz melhores frutos, um corpo bem nutrido e em equilíbrio fisiológico gera filhos saudáveis.


Assim que o casal decide ter um filho, alguns cuidados importantes devem ser tomados e alguns assuntos devem ser discutidos.


Em primeiro lugar, a saúde deve ser rastreada e possíveis alterações corrigidas ou mantidas sob controle. Assim, antes de iniciar qualquer tratamento para engravidar, certifique-se de que seus exames de rotina foram feitos. Aproveite para atualizar sua carteira de vacinação, isso evitará aborrecimentos futuros.


Avalie sua alimentação: você tem se alimentado de maneira correta, a cada, procurando manter uma dieta balanceada? Você está acima de seu peso ideal, ou abaixo dele? Sabendo que isso influencia diretamente sua fertilidade, de que maneira você pretende se aproximar de sua meta?


Avalie seu dia-a-dia: cabe em sua vida, da maneira como ela está estruturada, com o tanto de horas que você precisa se dedicar ao seu emprego, com o trânsito que enfrenta, um bebê neste momento? Se a resposta é “não”, existe algo que possa fazer para se adaptar a ele? Trocar de emprego? Trabalhar em esquema de home-office? Morar próximo ao trabalho? Pontuadas as questões, mãos à obra!


Readequando seu estilo de vida, para uma saúde reprodutiva otimizada


Seguem algumas dicas valiosas para que seu estilo de vida esteja dentro do considerado ideal para otimizar sua saúde reprodutiva:


  • Durma oito horas por noite. Um bom sono garante um bom funcionamento hormonal. É durante o sono que ocorrem muitas funções metabólicas reparativas, por isso, busque atitudes que desacelerem sua mente, permitindo o descanso adequado. 
  • Coma devagar e mastigue bem, para facilitar a digestão e garantir uma boa absorção de nutrientes. Intervalos longos nas refeições (maiores que 8h) são inadequados para quem está tentando engravidar. Garanta assim que seu metabolismo esteja sempre ativado;
  • Busque consumir alimentos orgânicos, evite frituras e enlatados. Os radicais-livres, aditivos químicos e excessos de sais presentes nestes alimentos, bem como o excesso de açúcar e as gorduras trans roubam sua fertilidade;
  • Movimente-se! Atividades físicas liberam endorfinas, controlam o peso, elevam a autoestima, melhoram a qualidade do sono, de todas estas maneiras atuando como grande aliada ao processo de engravidar.
  • Tome vitaminas e outros suplementos (com orientação médica!). A suplementação de vitaminas, sais minerais e alguns antioxidantes orientada por um médico especialista em Reprodução Humana, pode otimizar sua saúde. Isso porque elas varrem do organismo uma série de “radicais livres”, impurezas que podem afetar sua vida reprodutiva.
  • Acima de tudo, mantenha a fé, a paciência e o otimismo. Se o processo de engravidar tem sido longo e angustiante, transforme essa experiência em algo engrandecedor para sua alma, faça a experiência valer a pena! Procure compartilhar seus medos com pessoas que atravessam problemas semelhantes, procure o respaldo de seu médico de confiança, e acredite: com um bom planejamento, suas chances de sucesso serão otimizadas!

Ficou com alguma dúvida?

Mande uma mensagem no nosso WhatsApp!

WhatsApp
Share by: